Criciúma SC,

Cadastre seu e-mail       Página Inicial    Favoritos    Indique esta página     Divulgue seu ministério!

.

-

Home

Marketing Ministerial

Doações

Fotos

Músicas

Shopping

Sobre nós

Parceiros

Vídeos

Contatos

Artigos

Aulas de música

Cifras

Dança

Destaques

Fórum

Teatro

Técnica vocal

Vida de Adoração

Aprenda Piano

Blueberry

Google Adwords

Loja do Louvor

Artigos

Pregação

Igreja Batista

Goocrente

Musicas Evangelicas

 


Sim, todos os dias!
Às vezes
Não, nunca!


  resultados

 

 

 

 

 

Aulas de Música - Teoria Musical, Violão, Curso, Teclado, Instrumento

 

 

Decorando as notas no braço | por André Luiz

1) Conceito

Para quem está iniciando na guitarra ou no violão, parece absurdo ter que decorar as notas de todas as casas e em todas as cordas do instrumento. Imagine quem toca com instrumento de 7, 8 cordas (pois é, isso existe) ou quem toca em mais de um instrumento de corda, com afinações diferentes um do outro?

Seriam gênios da música tais pessoas? Claro que não. Você também é capaz. É claro que alguns tem mais facilidade do que outros, mas isso não impede ninguém de aprender este item ou qualquer outro item, por mais difícil que seja. Quem quer aprender, seja música ou qualquer outro assunto, deve estudar e se esforçar e com o tempo verá os resultados. Após alcançar seus objetivos, o legal é ver boquiabertos aqueles que disseram que você não era capaz.

Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa.

Para decorar a Notas no braço do instrumento você terá que treinar todos os dias, pelo menos uns dez minutos. Com o tempo ficará fácil e será natural para você conhecer o braço. Experiência própria.

Por que devemos decorar as notas do braço do instrumento? São inúmeras as vantagens, mas vou listar algumas delas:

- Conhecendo o Sistema CAGED, você será capaz de montar qualquer acorde em qualquer posição do braço;
- Se você sabe teoricamente como montar os acordes, você pode montar os seus próprios formatos de digitação de acordes, criando timbres e nuances diferenciadas e personalizadas;
- Facilita demais para quem improsiva, aliás é obrigação, tanto para quem quer saber improvisar e para quem quer ser violonista, baixista, guitarrista, etc.;

2) Teoria

2.1) Notas musicais

Antes de mais nada é necessário saber a disposição de notas musicais naturais que temos aqui no Ocidente, que é a famosa Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, que são representadas por letras, chamadas cifras:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
C D E F G A B

Deve saber que elas estão separadas uma das outras em intervalos (ou espaços) de um tom inteiro ou meio tom.

C 1 D 1 E 1/2 F 1 G 1 A 1 B 1/2 C ...
tom tom tom tom tom tom tom

Dica: Caso, inicialmente, você tenha dificuldade em saber em quais notas estão os intervalos de tons inteiros ou os de meio tons, os de meio tons estão após as notas cujo nome terminam com a letra i, notas E e B.

Deve saber que os intervalos, podendo também, neste momento ser chamado de espaços, são também possuem seus próprios sons, que nada mais é do que as notas naturais alteradas, subindo ou descendo meio tom, criando os chamados acidentes musicais (calma, ninguém se machucou!):

Subindo meio tom:

C C# D D# E F F# G G# A A# B C ...

Quando estamos subindo meio tom em cada nota, estamos sustenizando-as. A nota acidentada será chamada pelo seu nome mais a palavra sustenido. Por exemplo:

- C#: Chama-se Dó Sustenido;
- F#: Chama-se Fá Sustenido.

Descendo meio tom:

C B Bb A Ab G Gb F E Eb D Db C...

Quando estamos descendo meio tom em cada nota, estamos bemolizando-as. A nota alterada será chamada pelo seu nome mais a palavra bemol. Por exemplo:

- Db: Chama-se Ré Bemol;
- Gb: Chama-se Sol Bemol.

Importante notar que na música Ocidental, não temos somente as sete notas musicais mas sim doze notas, que são as sete notas naturais (C, D, E, F, G, A e B) mais os cinco acidentes existentes entre as mesmas (C#, D#, F#, G# e A# ou Db, Eb, Gb, Ab e Bb).

Com essas dozes notas, temos a nossa primeira escala, a escala cromática, que será estudada posteriormente.

Observe que entre as notas E e F e entre B e C, fisicamente, não há alteração. Harmônicamente, citado em alguma música, pode existir, por exemplo: E#, porém não é muito utilizado.

2.2) Enarmonia

Enarmonia é fato que se dá quando temos duas notas com nomes distintos, porém com o mesmo som. Vimos acima que podemos sustenizar as notas, como por exemplo C, ficando C#. Vimos também que podemos bemolizar as notas, como por exemplo D, ficando Db. Acontece que C# e Db são nomes de notas diferentes, porém elas ocupam o mesmo lugar fisicamente:

C C# D D# E F F# G G# A A# B C ...
| | | | |
C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B C ...
\ |
\Enarmonia...

Ao escrevermos uma música, se vamos anotar C# ou Db, vai depender do contexto da música, do tom em que ela está sendo escrita, por exemplo.

O importante é saber que soam o mesmo som, embora possuem seus nomes diferentes. Vamos encontrar Enarmonia em :

C# X Db
D# X Eb
F# X Gb
G# X Ab
A# X Bb
B X Cb
B# X C
E X Fb
E# X F

2.3) Como estudar

Os exercícios são repetitivos, visando ao aluno decorar as notas e não ter problemas futuramente quanto a nomes, sustenidos, etc.

2.3.1) Copie cada seqüência abaixo em uma folha, na primeira linha e complete as demais linhas, copiando a primeira linha. Pode parecer rídiculo, mas você fará isso somente uma ou duas vezes o máximo, depois já estará com tudo em mente.

a) Do=C Ré=D Mi=E Fá=F Sol=G Lá=A Si=B
b) C=Do D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol A=Lá B=C
c) C C# D D# E F F# G G# A A# B C C# D...
d) C Db D Eb E F Gb G Ab A Bb B C Db D...
e) C# = Db D# = Eb F# = Gb G# = Ab A# = Bb B = Cb B# = C E = Fb E# = F

Muitos iniciantes ignoram isso e posteriormente se deparam com problemas ao dar nomes às cifras. Já presenciei casos onde a pessoa sabe fazer acordes incríveis, mas não sabe explicar o que está fazendo. Isso limita o músico, pois em determinado ponto de seu crescimento musical, não pode progredir.

Lembrando que os estudos apresentados na sessão de teoria não dispensam o apredizado em leitura de partitura. Um complementa o outro. Aprendendo em partitura, a parte teórica aqui apresentada, irá enriquecer ainda mais o seu vocabulário musical.

André Luiz

 

Envie a alguém! Imprima! Discuta no fórum! Informar erro!


 

 

php hit counter

-